Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Rio Amazonas



Imagem de satélite do rio Amazonas
O Rio Amazonas é um grande rio sul-americano que nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauri ou Lauricocha, no Peru e desagua no Oceano Atlântico, junto à Ilha do Marajó, no Brasil. Ao longo de seu percurso ele recebe os nomes Tunguragua, Marañón, Apurímac, Ucayali, Solimões e finalmente Amazonas. Por muito tempo se acreditou ser o Amazonas o rio mais caudaloso do mundo e o segundo em comprimento, porém pesquisas recentes o apontam também como o rio mais longo do mundo. É o rio com a maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², grande parte deles de selva tropical.
A área coberta por água no Rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110.000km² estão submersas, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350.000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11km de largura, que se transformam em 45km na estação das chuvas.

Um comentário:

  1. O que está publicado elimina as dúvidas que os estudantes levantam quando se explica sobre a nascente do Rio Amazonas. Só falta esclarecer melhor sobre o Pico Nevado Mismi. É um pico de 5.597m (18.358 pés) de origem vulcânica localizado na Cordilheira dos Andes de Arequipa, Peru. Uma corrente glacial no Mismi foi firmemente identificada como a fonte mais distante do rio Amazonas em 1996 por expedições científicas; esta constatação foi confirmada em 2001 e novamente em 2007. As águas de Nevado Mismi desembocam na Quebrada Carhuasanta e Apacheta, que desembocam no Rio Apurímac, que é um afluente do Ucayali que mais tarde se une aos Marañon para formar a Amazônia propriamente dita. O Nevado Mismi fica a cerca de 160 km a oeste do Lago Titicaca e a 700 km a sudeste da capital do Peru, Lima, na região de Arequipa. É um dos pontos mais altos do Colca Canyon. Existem vários glaciares no pico como Quehuisha, Huilcayo e Choquecorao.

    ResponderExcluir